O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os trabalhos submetidos devem ser escritos em português.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Todos os elementos essenciais às referências, conforme ABNT 6023/2018, foram informados.
  • O arquivo segue o template disponibilizado.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Trata-se de primeira submissão para o volume deste ano (só é permitido publicar um artigo por volume).
  • A submissão conta com no máximo 3 autores (só é permitido publicar artigos com até 3 autores).

Diretrizes para Autores

                                                                                             POSGERE

 

Importante: Os textos que desconsiderarem as normas descritas serão devolvidos aos autores para que façam as devidas alterações em um prazo a ser combinado com o editor. Os textos deverão ser enviados em formato WORD.

 

  • Título

 

                         O título deve vir centralizado, escrito com fonte “Times New Roman”, tamanho 12, com todas as letras maiúsculas e espaçamento simples  [1]

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Nome do AUTOR, Times New Roman tamanho 12 [2]

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 OBS: número de prontuário ou funcional não deve ser colocado.

 

  • Resumo(escrito em negrito com todas as letras maiúsculas, sem ser seguido de dois pontos)

  • O resumo deve conter de 100 a 200 palavras; estar justificado, sem recuo; ser escrito em letra “Times New Roman”, com tamanho 11 e espaço entrelinhas simples. O resumo deve conter, obrigatoriamente, ideia geral, objetivos, principais teóricos no sistema Autor (ano), procedimentos metodológicos, resultados e conclusões. O texto deve ser redigido em um único parágrafo (não em tópicos). Utilizar ou 1ª pessoa do plural ou 3ª pessoa do singular, mantendo-se tal opção ao longo do texto do artigo.

  • Palavras-chave:

- As palavras-chave vem imediatamente após o resumo e seguem sua formatação.

- Deve haver no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

 

  • Formatação geral do texto

- O espaço entrelinhas deve ser de 1,5 cm e os parágrafos iniciados com recuo de 1,25 cm na margem esquerda.

- Para destacar algo no texto evite sublinhar, use o negrito.

- A sigla, quando em língua vernácula, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. Ex: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- Palavras e expressões estrangeiras devem estar em itálico.

- Em caso de uso de siglas estrangeiras, sua primeira citação deve ocorrer da seguinte maneira: palavra ou expressão traduzida (Sigla na língua estrangeira, da “língua estrangeira” palavra ou expressão em língua estrangeira). Ex: Transformada Rápida de Fourier (FFT, do inglês Fast Fourier Transform)

- As margens do texto devem seguir as orientações: 3 cm, inferior e superior; 2,5 cm direita e esquerda, sem numeração de página, no formato retrato.

  • Citações

- Todas as citações devem ser feitas conforme ABNT NBR 10520/2002, disponível em: http://www2.uesb.br/biblioteca/wp-content/uploads/2016/05/NBR-10520-CITA%C3%87%C3%95ES.pdf.

- As citações devem ser feitas, obrigatoriamente, pelo sistema autor-data.

- Em ambos os casos a seguir, a referência deve ser feita com a indicação de autor em maiúsculas, ano e página. Ex.: (BECHARA, 2000, p. 61).

- Citações com até 3 linhas: a citação deve vir entre aspas no corpo do parágrafo mesmo. Seguida da referência explicada no primeiro tópico.

- Citações com mais de 3 linhas: a citação deve vir sem aspas em um parágrafo separado, com adentramento de 4 cm, espaço simples, fonte “Times New Roman” no tamanho 11. Seguida da referência explicada no primeiro tópico.

- Palavras em línguas estrangeira devem vir em itálico.

- As citações devem manter a ortografia do texto original citado.

 

 

  • Anexos, tabelas, quadros e ilustrações

- É recomendado evitar anexos (lembre-se que seu artigo deverá ter entre 6 e 20 páginas).

- Caso sejam imprescindíveis, os anexos devem aparecer depois das “Referências bibliográficas” e antes do resumo em língua estrangeira, introduzidos pela palavra “Anexos”, com inicial maiúscula, em negrito, sem recuo, sem numeração e na fonte Times New Roman (corpo 12).

- Ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos): Podem aparecer em qualquer parte do desenvolvimento do artigo a critério do autor. Recomenda-se usar imagens com resolução de 72 pixels. Evitar imagens em grandes dimensões. Devem ser inseridas centralizadas. Sua identificação/discriminação (Figura número da figura) deve estar acima do objeto e sua fonte abaixo, inserida sob forma de citação indireta (AUTOR, ANO). No caso de ser o próprio autor a fonte, este deve ser citado da seguinte maneira: (AUTORIA PRÓPRIA, ANO).

-  Tabelas e quadros: Podem aparecer em qualquer parte do desenvolvimento do artigo a critério do autor. Devem ser enviados em formato editável (e não como imagem). Devem ser inseridos centralizados. Sua identificação/discriminação deve estar acima do objeto e sua fonte, abaixo, inserida sob forma de citação indireta “Fonte: (AUTOR, ANO)”. No caso de ser o próprio autor a fonte, este de ver ser citado da seguinte maneira: (AUTORIA PRÓPRIA, ANO).

 

  • Introdução

- Na introdução, é necessário que se faça um breve histórico do tema, que se apresentem também o problema de pesquisa, a hipótese delineada e os objetivos. Além disso, os procedimentos metodológicos para a consecução da pesquisa e, caso sejam consideradas importantes para a clareza podem ser inseridas citações, já nesta seção.

 

  • Desenvolvimento (deve-se elaborar um título para esta seção; também, pode-se fazer mais uma seção – evitar subseções!)

- O artigo deve ser realizado para uma página tamanho padrão A4 (21 x 29,7 cm) no formato retrato. 

- Serão aceitos apenas artigos inéditos.

- O espaçamento é simples para os parágrafos, fonte “Times New Roman”, com tamanho 12 e justificado.

- Os artigos deverão conter entre 6 e 20 páginas e as resenhas no máximo 6 páginas. O artigo submetido deverá ser enviado em Word.

 

  • Conclusão

- Na conclusão, deve ser retomado o percurso da pesquisa, com as considerações a partir do problema e da comprovação ou não da hipótese. Além disso, é fundamental que sejam arrematados os resultados, de modo que o leitor possa compreender como a pesquisa foi finalizada.

 

  • Referências

- As referências deverão ser feitas, obrigatoriamente, pelo sistema autor-data.

- As referências devem conter apenas e tão somente os autores citados de forma direta e/ou indireta. Devem seguir obrigatoriamente a ABNT NBR 6023/2018 (que pode ser acessada em:  

https://www.ufpe.br/documents/40070/1837975/ABNT+NBR+6023+2018+%281%29.pdf/3021f721-5be8-4e6d-951b-fa354dc490ed)

- As referências devem ser escritas em Times New Roman tamanho 12, com alinhamento à esquerda, sem recuo.

- Deve-se elencar em ordem alfabética cada referência, com espaçamento entre linhas simples e um espaço entre elas.

-  Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. (Ex: URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.)

- Tradutor, revisor, ilustrador entre outros podem ser acrescentados após o título, conforme aparecem no documento.

- O título e o subtítulo (se for usado) devem ser reproduzidos separados por dois-pontos. Conforme os casos previstos pela ABNT NBR 6023/2018, o título deve estar destacado em negrito.

 

  • Exemplos de referências bibliográficas:

Livro

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.

 

Capítulo de livro

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 277-326.

 

Artigo ou matéria de revista

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

 

Artigo científico digital

CARDOSO, E. A.; IGNEZ, A. F. A estilística e o discurso literário contemporâneo. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v. 20, n. 32,  p. 36-53,  jan./jun. 2013. Disponível em:

http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/19838/14272. Acesso em: 19/11/2017.

 

Dissertação/tese

CANTARIN, Benedito Eduardo Soares de Souza. Análise Estilística do Romance Viagens na Minha Terra. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.

 

Site

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/Lport2/. Acesso em: 10 jan. 2002.

 

TÍTULO DO ARTIGO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

ABSTRACT / RESUMEN (Resumo em língua estrangeira - escrito em negrito com todas as letras maiúsculas, sem ser seguido de dois pontos)

- O resumo pode ser traduzido para uma das seguintes línguas – inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão. Não se deve fazer tradução automática via softwares ou afins.

Keywords / Palavras-clave:

- Palavras-chave em língua estrangeira.

- Segue as mesmas regras de formatação das palavras-chave em português.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 Enviado em: DIA/MÊS/ANO

 


[1] Especificação acerca da origem do trabalho (projeto de pesquisa, extensão, trabalho curricular etc. ao qual está vinculado). (Nota de rodapé sempre em tamanho 10 e espaço simples, justificado, em Times New Roman).

[2] Titulação/sigla da instituição e filiação institucional/sigla da instituição, Times New Roman (tamanho 10 e espaço simples, justificado, em Times New Roman). Endereço eletrônico:  (tamanho 10 e espaço simples, justificado, em Times New Roman).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.