ASPECTOS DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA CRISTÃ NO BRASIL: DOS JESUÍTAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS.
Resumo
Com base em um breve estudo sobre os conceitos de educação, ensino formal, não-formal e informal, este artigo traz um panorama do desenvolvimento da educação religiosa no Brasil desde os tempos da educação jesuítica ao uso das mídias digitais por instituições religiosas. Ao final, ressalta a separação entre educação religiosa e laica e delineia os possíveis rumos que ambas vêm tomando no país.
Referências
ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2005.
______________. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. São Paulo/Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
BOAVENTURA, Edivaldo Machado. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: http://books.scielo.org/id/4r/pdf/boaventura-9788523208936-08.pdf.
Acesso em: 01 mai. 2017
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. Introdução, Organização e Seleção Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891. Decreto 119-A, de 7 de janeiro de 1890. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1851-1899/d119-a.htm.
Acesso em 28. abr. 2017.
CASCAIS, Maria da Graça A.; TÉRAN, Augusto F. “Educação formal, informal e não formal na educação em ciências”. Ciência em Tela. Rio de Janeiro, v.7, nº2, p.1-10, 2014.
CÉSAR, Maria Rita de Assis; DUARTE, André. “Hanna Arendt: pensar a crise da educação no mundo contemporâneo”. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 36, nº3, p.823-837, set-dez, 2010.
GOHN, Maria da Glória. “Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas”. Ensaio: avaliação e políticas públicas na educação. Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan-mar, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; MENEGHETTI, Rosa Gitana Krob; WASCHOWICZ, Lilian Anna. Ensino Religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2007.
MARCOS, Willian Ramos, Modelos de ensino religioso: Contribuição das Ciências da Religião para a superação da confessionalidade. 2010. 152f. Dissertação (Mestrado em ciências da religião). Universidade Católica de Minas Gerias. Disponível em: http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20101124160403.pdf.
Acesso em: 28 abr. 2016.
MARTINO, Luís M. Sá. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2ª edição, São Paulo: Cortez, 2011.
PASSMORE, John. The philosophy of teaching. Londres: Duckworth, 1980.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, Ideologia e Contra ideologia. São Paulo: EPU, 1986.
STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (orgs.). Histórias e memórias da Educação no Brasil, vol 1: séculos XVI – XVIII. Petrópolis, RJ: vozes, 2004.