RELATO DE EXPERIÊNCIA COM AULA INVERTIDA EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

  • Cesar Augusto Domingues Loureiro
  • Fátima Beatriz De Benedictis Delphino

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência com a aplicação da metodologia ativa Aula Invertida no curso de Especialização em Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas da Faculdade Flamingo. Esta metodologia pretende direcionar o aluno ao protagonismo do processo de aprendizagem por meio de uma dinâmica invertida, substituindo a sala de aula tradicional pelo conhecimento construído em casa, com utilização de videoaulas e outros recursos interativos como textos, games, arquivos de áudio, vídeo conferência, fóruns, etc.  São apresentadas aqui as dificuldades encontradas em função das interdependências naturais da metodologia, a necessidade da interação dos alunos e do preparo invertido, bem como apresentar os conhecimentos adquiridos com tal aplicação. Os resultados foram satisfatórios principalmente pelo aprendizado adquirido de como aplicar a metodologia, e os contratempos aos quais a aula está sujeita. De maneira geral a experiência foi bastante construtiva ao docente. A experimentação deve ser sempre desafiadora, o que aconteceu a todo momento, desde o planejamento até a obtenção dos resultados dos alunos. As dificuldades encontradas representam a necessidade de maiores estudos e melhor planejamento da aula, de acordo com o tempo e as circunstâncias, bem como a alternativa a eventuais contratempos.

Palavras-chave

Aula Invertida. Aprendizagem Significativa. Protagonismo da aprendizagem.

Biografia do Autor

Fátima Beatriz De Benedictis Delphino

Pós-doutora em Educação. FE- Unicamp. São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. PUCSP.

Coordenadora e Professora do curso de Pós Graduação em Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas da Faculdade Flamingo

Publicado
2017-05-16
Seção
Especial Formação de Professores