SURD@S PROFESSORES: NOVA CATEGORIA EM TERRITÓRIO EDUCACIONAL

  • Elias Paulino da Cunha Junior Instituto Federal de São Paulo - IFSP
Palavras-chave: Surd@s Professores, Território Educacional, Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação dos Surdos, Educação Superior.

Resumo

Este artigo, visa refletir sobre a nova categoria, ainda em análise, para se pensar e repensar o perfil do professor e qual seria o mais adequado para contemplar e legitimar a formação dos alunos Surdos em território educacional. Assim, pretendemos perpassar por vários “territórios”, terminologia esta que designamos em caráter metafórico o tempo e o espaço em que os indivíduos, Surd@s Professores, estão alocados, esta categoria servirá de aporte para refletirmos as atuações desses trabalhadores em vários territórios educacionais: Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação dos Surdos, Educação Superior. Por meio de experiência prática e de leituras, vamos estimular à reflexão, em tom provocativo, que tenha proporções no sentido de estabelecer consciência crítica, embates, para que, de fato, contemple Surd@s Professores em território brasileiro.

Biografia do Autor

Elias Paulino da Cunha Junior, Instituto Federal de São Paulo - IFSP
Mestre em Educação pela UNINOVE-SP. Bolsista PROSUP/CAPES. Proficiência no Ensino da LIBRAS (PROLIBRAS – Universidade Federal de Santa Catarina UFSC/Instituto Nacional de Educação dos Surdos INES-RJ). Lato Sensu, em Educação Bilíngue para Surdos, pelo Instituto Surdez, Educação, Linguagem e Inclusão (SELI) /Faculdade XV de Agosto (FAQ XV). Formação em LIBRAS pela PUC-SP/DERDIC. Lato Sensu pela PUC-SP, História, Sociedade e Cultura. Graduado em História com participação em Iniciação Científica em Educação pela UNINOVE-SP. Professor Substituto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Faculdade Sumaré. Atua nas áreas: História, Sociologia, Geografia, Filosofia, Pedagogia, Libras, Políticas Educacionais, Educação e Currículo. É Diretor Administrativo da Associação de Professores Surdos de São Paulo – APSSP

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Publicado
2017-07-03
Seção
Seção Artigos Stricto Sensu