“ONZE DE MAIO”: MANIPULAÇÃO E CONTROLE DE MASSAS EM UMA ESCRITA ENGAJADA DE RUBEM FONSECA

  • Gabriela Nunes de Deus Oliveira Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.
Palavras-chave: Narrativa brasileira contemporânea (Rubem Fonseca). Literatura Engajada. Manipulação e controle de massas.

Resumo

O conto “Onze de Maio”, de Rubem Fonseca, retrata a vida de idosos em uma instituição assistencial, o Lar Onze de Maio. A história expõe as privações a que os idosos eram submetidos no asilo, situação conflituosa que desencadeia um motim liderado pelo narrador-personagem José. Considerando a temática abordada na narrativa – o controle e a manipulação de massas em um cenário de opressão –, este artigo pretende analisar o conto fonsequiano, concebendo-o como literatura engajada, a partir do referencial teórico proveniente de Jean-Paul Sartre (2004). Serão úteis, também, as contribuições teóricas de Jean Baudrillard (1972) e Theodor Adorno e Max Horkheimer (1985), acerca dos meios de comunicação de massa. 

Biografia do Autor

Gabriela Nunes de Deus Oliveira, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.
Possui graduação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2011) e mestrado em Letras: Estudos Literários (2014), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Camboriú.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. A industria cultural: O esclarecimento como mistificação das massas. In: ______. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985, p. 99-138.

BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica da economia política do signo. São Paulo: Martins Fontes, 1972.

DIAS, Maurício Santana. A onipresença da decomposição: Rubem Fonseca explica sua obsessão pelo grotesco e conta detalhes do novo romance. Abr. 2004. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2504200410.htm. Acesso em: 31 de maio de 2016.

FONSECA, Rubem. Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GOMES, Renato Cordeiro. Modernização e controle social – planejamento, muro e controle espacial. In: MIRANDA, Wander Melo (Org.) Narrativas da modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 199-213.

SARTRE, Jean-Paul. Para quem se escreve?. In: ______. Que é a literatura? Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 2004, p. 55-124.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Breve mapeamento das últimas gerações. In: _____. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 21-51.

VIDAL, Ariovaldo José. Roteiro para um narrador: uma leitura dos contos de Rubem Fonseca. Cotia: Ateliê Editorial, 2000.

Publicado
2017-07-03
Seção
Seção Artigos Stricto Sensu