GESTÃO DE PESSOAS: COMO ESTRUTURAR AS ATIVIDADES PARA A REALIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO E COORDENAÇÃO DE PROJETOS NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

  • Paulo Henrique Lixandrao Fernando Instituto Federal de São Paulo
  • David Buzo de Moraes
  • João Batista Turrione Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Total Quality Control pela Union of Japanese Scientists and Engineers, e Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
Palavras-chave: Gestão de pessoas, estrutura de atividades, coordenação de projetos, departamento de engenharia, coordenação de engenharia

Resumo

Este trabalho apresenta o modelo de estruturação de atividades para a realização do gerenciamento e coordenação de projetos, na área técnica e administrativa dentro de um departamento de Engenharia de Projetos na indústria automobilística. Através deles é possível verificar quais as formas encontradas pelos gestores de departamentos de engenharia de grandes empresas da indústria automobilística, em relação a sua aptidão para a distribuição das tarefas com o enfoque econômico da empresa naquele determinado período. O trabalho contribui para uma análise mais profunda do relacionamento humando do gestor com os seus subordinados, identificando quais são os aspectos relevantes e que devem ser melhorados em sua gestão; e também o que deve ser estabelecido como meta em função da posição da alta direção da empresa. O trabalho é uma descrição documental dos problemas e resultados encontrados dentro de um departamento de engenharia, e é difícil encontrar material documental em escala técnico-cientifica a respeito deste tema.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Lixandrao Fernando, Instituto Federal de São Paulo
Mestrando em Engenharia Mecânica - IFSP(2015-2017), Engenheiro Mecânico com Ênfase em Automobilística - FEI-SBC (2014) , Tecnólogo em Processos Gerenciais - FTT-SBC(2008), e especialista Lato Sensu em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI-ITAJUBÁ(2012) e em Matemática pela UFSJ-São João del Rei (2016). Atuou por 9 anos como Coordenador de Engenharia e engº. responsável técnico da Lavrita Engenharia em cargo de comando com desenvolvimento de Projetos de Máquinas e Equipamentos Especiais para indústria aeroportuária, militar, e ambiental como Carros Limpa Pista, Carros de Combate a Incêndio, Carros Desemborachadores de aeroportos, Tratores de serviço aeroportuária, Escada de Passageiros aeroportuária, etc. Tem experiência em engenharia mecânica com foco em projetos de máquinas. Atuou na Krones do Brasil por 7 anos como responsável pela elaboração das plantas das máquinas de envase de empresas de refrigerante cervejas e sucos no Brasil presente na equipe de vendas técnicas e na equipe de engenharia de equipamentos. Atualmente atua com pesquisas academicamente nas áreas de otimização (estrutural topológica e problema do caixeiro viajante através de roteirização).
David Buzo de Moraes
Mestre em Administração no Centro Universitário FECAP (FECAP), especialista em MBA em E-management na Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em Administração Econômico Financeira na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e Engenheiro Civil no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Referências

DAVIS, M. M.; AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da Administração da Produção. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da Produção e Operações. 8. ed. São Paulo: THOMSON, 2002.

GODOY, A.S. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais. RAE, SP, v 35, n 3, p 20-29, Maio/Jun/1995.

KAPLAN, A.; A Conduta na Pesquisa: Metodologia para as ciências do comportamento. Traduzido por Leônidas Hegenberg e Ocyanny Silveira da Moda. São Paulo: Editora Helder, 1969. Tradução de: The conduct of inquiry. Methodology for behavioral science.

HELDMAN, Kim. Gerência de projetos: Fundamentos. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2005.

MAXIMIANO, A.C.A. Administração de Projetos: como transformar idéias em resultados. 2ª ed. São Paulo:ATLAS, 2002

MAYER, R. R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1975.

STRAUSS, A. L. Qualitative analysis for social scientists. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

TEIXEIRA, C. Z. Organização industrial da pequena empresa. São Paulo: IBRASA, 1986.

VALERIANO, D.L. Gerência em Projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e engenharia. São Paulo: PEARSON, 1998.

GONZALEZ, Rodrigo Vaio Dominguez; MARTINS, Manoel Fernando; TOLEDO, José Carlos de. Gestão do conhecimento em uma estrutura organizacional em rede. CI. Inf., Brasilia, v.38, n.1, p.5-73, jan/abr.2009

NETO, Mário Sacomano. Estrutura Organizacional e Equipes de Trabalho: Estudo da mudança organizacional em quatro grandes empresas industriais. Gestão & Produção, v.7, n.2, p. 136-145, ago.2000

Publicado
2017-09-01
Seção
Especial Automação e Controle de Processos