USO DE TELEFONES INTELIGENTES E ACELERÔMETROS MEMS COMO FERRAMENTA PARA DETECÇÃO DE IRREGULARIDADES LONGITUDINAIS EM PAVIMENTOS VIÁRIOS

  • Douglas Bellomo Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-0209-1562
  • Fábio da Silva Bortoli IFSP/Campus São Paulo
  • Carlos Frajuca IFSP/Campus São Paulo
Palavras-chave: irregularidades longitudinais. detecção automática. acelerômetros MEMS.

Resumo

O pavimento viário das ruas e avenidas das cidades brasileiras contém grande quantidade de irregularidades longitudinais, caracterizadas por ondulações e buracos. Estas irregularidades causam desconforto, insegurança e custos à população, tanto relacionados às manutenções antecipadas de seus veículos quanto ao encarecimento dos serviços de logística. Essa pesquisa científica e tecnológica objetiva desenvolver um sistema para detectar irregularidades longitudinais em pavimentos viários por meio do método da Contribuição Colaborativa e de telefones inteligentes. Estes dispositivos serão conectados a um servidor de Internet e interligados a acelerômetros que utilizem tecnologia MEMS (microelectromechanical systems, ou sistemas microeletromecânicos) de baixo custo. Os dados provenientes dos acelerômetros serão analisados pelo telefone inteligente, georreferenciados usando o GPS embutido no equipamento e enviados a um servidor que, usando o método da Contribuição Colaborativa, definirá a presença ou não da irregularidade longitudinal, determinando assim a qualidade do pavimento viário. Diversos autores estudaram métodos de se utilizar os telefones inteligentes para medição das irregularidades longitudinais, porém a análise das publicações na área demonstra que o assunto não está esgotado.

Biografia do Autor

Douglas Bellomo Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Mestrando Profissional em Automação e Controle de Processos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Especialista em Automação Industrial pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica (2012), graduação em Engenharia Mecatrônica pela Faculdades Integradas de São Paulo - FISP (2009) e graduação em Tecnologia em Mecânica de Precisão pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP (2006). Possui curso técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual de São Paulo - ETESP (2002). Atuou por sete anos com suporte e assistência eletrônica e mecânica em máquinas-ferramenta CNC. Atualmente é Pesquisador Assistente no Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade (CIAM) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT.

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Publicado
2017-09-01
Seção
Especial Automação e Controle de Processos