O USO DO ARDUINO COM O CICLO DE MODELAGENS: UMA PESQUISA NO ENSINO DE FÍSICA

  • Wilian Kamada IFSP
  • Astrogildo de Carvalho Junqueira IFSP
Palavras-chave: Arduino. Ensino. Física. Modelagem.

Resumo

Na busca de novas ferramentas pedagógicas para o Ensino de Física, este artigo abordará o uso didático da Plataforma Eletrônica Arduino: definida como uma placa de prototipagem de livre programação e instrumento instantâneo de coletas de dados. De caráter qualitativo, esta pesquisa foi uma pesquisa-ação com alunos do segundo ano do Ensino Médio. Para dar um papel de destaque ao aluno e colocá-lo ativo no seu processo de aprendizagem foi utilizada a metodologia de ciclos de modelagens proposto por David Hestenes (1996). Procurou-se verificar se o Arduino, como plataforma tecnológica educacional, possibilita e permite a aprendizagem significativa segundo Ausubel, que considera a aprendizagem a partir do conhecimento prévio dos alunos e que as novas informações estejam associadas com as anteriores para que sejam incorporadas na estrutura cognitiva do aluno. Em sala de aula, paralelamente com o conteúdo de Termologia e Eletricidade, foi introduzido o Arduino, e grupos de três a cinco alunos desenvolveram modelos com a placa. Os ciclos se basearam na construção de um modelo para um problema exposto pelo professor referente ao conteúdo do planejamento escolar, separados por fases, que serão explicadas ao longo do texto. Houve total envolvimento e participação dos alunos, buscando-se desenvolver diversas habilidades e conceitos físicos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil. São Paulo, SP, 2011.

HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; ARAUJO, Ives Solano; VEIT, Eliane Angela. Ciclos de Modelagem: Uma proposta para integrar atividades baseadas em simulações computacionais e atividades experimentais no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. V.29, N. Especial 2, pág. 965 – 1007. 2012.

HESTENES, David. Modeling Methodology for Physics Teachers .In: International Coference on Undergraduate Physcis Education. College Park, United States, pág. 935-958, 1996.

MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa. Instituto de Física da UFRGS. Porto Alegre, RS, pág. 1 a 27, abr 2010.

PIETROCOLA, Maurício. Construção e Realidade: o realismo científico de Mario Bunge e o ensino de ciências através dos modelos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, RS, v. 4, n. 3, pág. 213 – 227, set 1999.

Publicado
2018-02-20
Seção
Seção Especial II EICPOG