A EDUCAÇÃO POPULAR: UMA POSSIBILIDADE DE EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO
Resumo
O presente trabalho, de caráter teórico, tem o objetivo de relacionar a Educação Popular (EP) e as problemáticas sociais, mostrando como a EP pode ser um meio de se superar questões de caráter social e que ainda expresse situações de desumanização, a fim de demonstrar possíveis meios na educação para a emancipação do sujeito, o munindo com conhecimentos que possibilitam enfrentar a desigualdade social de forma crítica. Cabe ressaltar que este estudo ainda não é um tema esgotado e, sendo assim, é necessário fazer um levantamento mais aprofundado, pois é um assunto de grande importância na área da educação e de responsabilidade social.Referências
ANDRADE, Marcelo Silva De. A Relação De Humanização E Desumanização Em Paulo Freire: Perspectivas Para Uma Proposta De Educação. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas – PPGCISH, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, 2015
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. São Paulo: Editora Vozes, 2002.
DELIZOICOV, Demétrio.Ensino de Física e a Concepção Freiriana de Educação. Revista de Ensino de Física, São Paulo, vol. 5, n.2. Dez. 1983.
_______ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria (2011). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. – 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
_______Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_______Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.
_______NOGUEIRA, Adriano. Que fazer teoria e prática em educação popular. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
FURLAN, Angélica Bellodi Sant Ana. et. al. Abordagem temática no currículo de ciências: a perspectiva ético-critica na concepção de lixo como condição humana. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Campinas/ São Paulo, 2011.
GADOTTI, M. Educação Popular, Educação social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico, (2012).
IAMAMOTO, Marilda Vilela. A Questão Social no Capitalismo. IN: Temporalis/Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Ano 2, n. 3, (Jan/Jul. 2001). Brasília: ABEPSS, Graflini, 2001
_______O Serviço Social na Cena Contemporânea.IN: CFESS/ABEPSS. Serviço Social:direitos sociais e competências profissionais. Brasília, 2009.
KOVALSKI, Mara Luciane e OBARA, Ana Tiyomi O estudo da etnobotânica das plantas medicinais na escola. Ciênc. educ. (Bauru), 2013, vol.19, no.4, p.911-927. ISSN 1516-7313
LIBÂNEO, J. C. (2001). Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, 17, 153-176.
LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Nacional, 15 ed. 1984. 292p.
MACIEL, Karen de Fátima. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular.Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 2, n. 2, p. 326-344, jun./dez. 2011.
MUENCHEN, Cristiane.; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro de física. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2011 – Manaus, AM.
PALUDO, Conceição. Educação popular como resistência e emancipação humana. Cadernos CEDES, v. 35, p. 219-238, 2015.
PANIZ, Catiane Mazocco; FERREIRA, Marinês; NIEMEYER, Jiane;
MUENCHEN, Cristiane. Abordagem Temática Freireana e a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos: uma reflexão sobre os trabalhos dos ENPECs. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015.
PINTO, William Vinicius. A pertinência do pedagogo na ação socioeducativa. Revista Pedagogia Social UFF, [S.l.], v. 3, n. 1, june 2017.
RIBEIRO, M. Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 155-178, jan./abr. 2006.
SILVA, Antônio F. G. da. A busca do tema gerador na práxis da educação popular. – Livro 1 da Série: Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares. Gráfica Popular: Curitiba, 2007.
SILVA, Daniela Quadros da A Educação Popular Como Estratégia De Enfrentamento Da Questão Social. Reunião Científica Regional da ANPED, 2016.
SILVA, R. da. Pedagogia Social. São Paulo: Expressão & Arte, 2012.
SILVA, Lucélia Maria. Os fundamentos psicopedagógicos e a socioeducação: contribuições para o atendimento. Revista Pedagogia Social UFF, [S.l.], v. 4, n. 2, oct. 2017.
TADDEI–UFPEL, Paulo Eduardo Dias. A Educação Popular como um instrumento de resistência contra a exploração capitalista. IX ANPED Sul, 2012.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar, Curitiba: Ed. UFPR, n. 27, p. 93-110, 2006.
ZANELLA, M. N. Bases teóricas da socioeducação: análise das práticas de intervenção e metodologias de atendimento do adolescente em situação de conflito com a lei. Dissertação de Mestrado Não-Publicada. Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, (2011).