O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar os elementos principais de um Projeto Político-Pedagógico (PPP), considerando a realidade de sua construção em diferentes contextos educativos. Este estudo apoiou-se em pesquisa bibliográfica e análise documental de um PPP e a metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa, apoiada em análise bibliográfica e documental, com perfil descritivo e analítico. Desse modo, buscou-se, por meio de análise teórica e de exemplos empíricos, problematizar os pressupostos da gestão democrática e construção de identidade coletiva em contextos complexos em que se têm uma realidade heterogênea de sujeitos sociais e suas intencionalidades, com conflitos, tensões e esforços buscando práticas colaborativas no pensar e agir sobre a organização pedagógica e na estruturação dos espaços/tempos da instituição escolar.Referências
ARROYO, M. Currículo: território em disputa. 5ª. Edição. Petrópolis: Vozes, 2011.
BORDIEU, P. Escritos de Educação. Organizadores: Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani. 16ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
CASTRO, M. L. S.; WERLE, F. O. C. Projeto Político como instrumento de autonomia nas redes municipais de ensino público. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 191-221, jan./jul. 2005.
CALISTO, S. de F. R.; PIANOVSKI, R. B.; CRUZ, R. A. Projeto Político-pedagógico: uma construção coletiva. In: Didática e Prática de ensino na sua relação com a sociedade, Fortaleza, EdUECE, 2014.
ESCOLA DE GESTORES. Sala ambiente projeto político-pedagógico e a organização do ensino. Disponível em: <http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/uft/file. php/1/coord_ped/sala_3/mod03_2unid_2.html>. Acesso em: 10 jan. 2014
FONSECA, M. Projeto político pedagógico e o plano de desenvolvimento de escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar. Cadernos CEDES, São Paulo, v. 23, n. 61, dez 2003.
GADOTTI, M. Projeto político-pedagógico da escola cidadã. In: Salto para o Futuro, construindo a escola cidadã: Projeto político-pedagógico. Brasília: MEC/Fundescola, p. 15-22, 1998.
GESTÃO ESCOLAR/NOVA ESCOLA. A estrutura do projeto político-pedagógico. 09/01/17. Disponível em: < https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1704/documentos-uteis-gestor-estrutura-ppp>. Acesso em 19 de Agosto de 2017.
MALHEIRO, J. Projeto Político-Pedagógico: utopia ou realidade. Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, Cesgranrio, v. 13, n. 4, p. 79-104, jan.-março de 2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO/MEC. Salto para o Futuro, construindo a escola cidadã: Projeto político-pedagógico. Brasília: MEC/Fundescola, 1998.
MINAYO, M. C.de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
NOGUEIRA, N. R. Projeto político-pedagógico (PPP): guia prático para construção participativa. 1. ed. São Paulo: Érica, 2009.
SILVA, S. D. Planejamento e Gestão do Projeto Político-Pedagógico. Batatais: Claretiano, 2014.
SILVA, R. M.; CAZUMBÁ, R. S. Gestão democrática e projeto político-pedagógico: estudo de caso em uma escola municipal de São Gonçalo dos Campos – BA. REGAE – Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria/RS, v. 4, n.8, p. 17-28, jul./dez. 2015.
UDEMO. Elaborando o projeto pedagógico. Disponível em: <http://www.udemo.org.br/revistapp_01_00temas. htm>. Acesso em: 10 jan. 2014.
UDEMO. Revista do projeto político-pedagógico. 2001-2011. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2014.
VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 2 a. ed., Campinas, SP: Papirus, 1996.
______________. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos A.; RESENDE, Lúcia G. de (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.
______________. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003.