O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

  • Lucas Labigalini Fuini Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus de São João da Boa Vista
Palavras-chave: Projeto politico-pedagógico, Gestão democrática, Sujeitos, Conflitos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar os elementos principais de um Projeto Político-Pedagógico (PPP), considerando a realidade de sua construção em diferentes contextos educativos. Este estudo apoiou-se em pesquisa bibliográfica e análise documental de um PPP e a metodologia utilizada foi a de pesquisa qualitativa, apoiada em análise bibliográfica e documental, com perfil descritivo e analítico. Desse modo, buscou-se, por meio de análise teórica e de exemplos empíricos, problematizar os pressupostos da gestão democrática e construção de identidade coletiva em contextos complexos em que se têm uma realidade heterogênea de sujeitos sociais e suas intencionalidades, com conflitos, tensões e esforços buscando práticas colaborativas no pensar e agir sobre a organização pedagógica e na estruturação dos espaços/tempos da instituição escolar.

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus de São João da Boa Vista
É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da Unesp-Rio Claro, com Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano. Realizou estágio de Pós-doutorado junto à FCT/Unesp de Presidente Prudente (Gasperr). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Unesp-Rio Claro e Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da Unesp, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 6 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares e Caderno Prudentino de Geografia. É membro do Conselho Editorial da Editora do IFSP. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B e capítulos de livros.

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Publicado
2018-12-21
Seção
Seção Artigos Lato Sensu