A PEDAGOGIA HISTÓRIO-CRÍTICA NO PPI DO IFBA:

ALGUMAS INQUIETAÇÕES

  • Mariana Fernandes dos Santos IFBA
  • Nádja Núbia Ferreira Leite Cardoso IFBA
  • Edilson Fortuna de Moradilho UFBA

Resumo

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFBA reúne os pressupostos filosóficos e técnico-metodológicos gerais que orientam as práticas acadêmicas e a organização didático-pedagógica da instituição. Nesse sentido, este artigo, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico, tem como objetivo analisar algumas contradições presentes no PPI-IFBA, no que tange a adoção da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como seu referencial teórico-pedagógico, considerando os princípios dessa teoria em relação aos objetivos educacionais do IFBA. Os resultados mostram que apesar de trazer no foco dos seus objetivos, princípios que vão ao encontro da PHC, o PPI-IFBA, aponta para algumas contradições de cunho teórico e ideológico. Compreende-se que este artigo pode contribuir para uma reflexão em relação aos equívocos filosóficos e pedagógicos em articular, no mesmo espaço, teorias/ideologias que dialogam parcialmente ou não dialogam, ao contrário, se embatem.

Biografia do Autor

Mariana Fernandes dos Santos, IFBA

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Mestra em Estudo de Linguagens(UNEB).Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (FACSA-BA).Especialista em Educação a Distância(UNEB).Possui graduação em Letras-Vernáculas (UNEB). Atualmente é Professora de Língua Portuguesa , Literaturas e Teoria e Prática textual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia- IFBA, atuando nos níveis de Ensino Médio Integrado ao Técnico, Técnico Subsequente, Graduação e Pós-Graduação. É professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, em nível de especialização (UNEB). Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguagem e tecnologia, Currículo, Linguagem e Educação, Formação docente, EaD,Ensino de língua materna, Gêneros textuais e discursivos, Língua(gem) em áreas diferentes das Letras, Língua Portuguesa no Ensino Superior, Letramentos, Análise do discurso de linha francesa, Linguística Aplicada, Multi e Interculturalidade, Gênero e Diferença.

Nádja Núbia Ferreira Leite Cardoso, IFBA

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA) , Mestre em Língua em Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Língua Inglesa e em Docência Superior com capacitação na Northern Virginia Community College, nos Estados Unidos. Possui Licenciatura em Português, Inglês e Literaturas pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia)- CAMPUS XIV . Atualmente é professora efetiva do IFBA - Instituto Federal de Educação Tecnológica - Eunápolis,BA. Foi professora de inglês do Centro de Cultura Ânglo Americana Ltda em Eunápolis por 07 anos. Também trabalhou na rede privada na Cooperativa de Educação de Eunápolis por 6 anos. Lecionou inglês nas Universidades Integradas do Sul da Bahia e no Colégio Estadual Dr. Cleriston Andrade. Tem experiências nas áreas de inglês e português e tem estudos sobre o ensino instrumental de inglês em uma perspectiva intercultural. Atualmente pesquisa no doutorado o uso do inglês como língua franca pelos pesquisadores em ensino de ciências.

Edilson Fortuna de Moradilho, UFBA

Técnico em Química pela Escola Técnica Federal da Bahia (1977), Bacharel em Química pela Universidade Federal da Bahia (1981), Especialização em Química Analítica (1984) e Química (2003) pela Ufba, Licenciatura em Química pela Ufba (2009), Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Ufba/Uefs (2010), Pós-Doutorado em Educação/Ufba (2013), Pós-Doutorado em Educação em Ciências/Uesc (2017), Pós-Doutorado na Faculdade de Letras, Departamento de Filosofia da Universidade de Lisboa/FLUL (2018) e Pós- Doutorado, em andamento, na Universidade Federal de Santa Catarina/Ufsc (2018). Atualmente é professor Titular do Instituto de Química da Ufba, da Faculdade de Educação da Ufba e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Ufba/Uefs. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores - Ufba e do GEPEC: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da Ufba. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências/química, currículo, formação de professores de ciências na perspectiva sócio-histórica, processos de ensino e de aprendizagem, história e filosofia das ciências e educação ambiental e do campo.

Publicado
2018-12-21
Seção
Ensaio convidado