A PEDAGOGIA HISTÓRIO-CRÍTICA NO PPI DO IFBA:
ALGUMAS INQUIETAÇÕES
Resumo
O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFBA reúne os pressupostos filosóficos e técnico-metodológicos gerais que orientam as práticas acadêmicas e a organização didático-pedagógica da instituição. Nesse sentido, este artigo, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico, tem como objetivo analisar algumas contradições presentes no PPI-IFBA, no que tange a adoção da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como seu referencial teórico-pedagógico, considerando os princípios dessa teoria em relação aos objetivos educacionais do IFBA. Os resultados mostram que apesar de trazer no foco dos seus objetivos, princípios que vão ao encontro da PHC, o PPI-IFBA, aponta para algumas contradições de cunho teórico e ideológico. Compreende-se que este artigo pode contribuir para uma reflexão em relação aos equívocos filosóficos e pedagógicos em articular, no mesmo espaço, teorias/ideologias que dialogam parcialmente ou não dialogam, ao contrário, se embatem.