CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROEJA: RESSIGNIFICANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA

  • VILMA SANTANA DOS SANTOS PUC-SP

Resumo

Este estudo apresenta pesquisa sobre a política de formação de professores da Educação de Jovens e Adultos, oferecida por meio do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em nível de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Especialização em Proeja, levado a efeito no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – campus São Paulo (IFSP-SP), implementado pelo Decreto nº 5.840/2006. A pesquisa analisou a articulação do Curso de Especialização em Proeja (CEP) com as práticas profissionais dos professores-alunos egressos dele, sob o olhar dos próprios egressos, face às situações desafiadoras, com as quais os profissionais da EJA costumam confrontar-se no seu cotidiano escolar. Tomaram-se como apoios básicos para a pesquisa: fontes bibliográficas disponíveis de estudiosos da EJA; autores voltados para formação continuada de professores e fontes documentais inerentes à EJA e ao Proeja. Mediante: levantamento documental; questionário aplicado a 20 professores-alunos egressos, formados entre os anos de 2007 a 2015 no CEP e entrevista com o ex-coordenador do CEP no IFSP-SP, os resultados obtidos confirmam, de acordo com os protagonistas deste estudo, a existência de articulação entre a teoria ministrada no CEP e a prática desses professores-alunos no cotidiano escolar.

Publicado
2018-12-21
Seção
Seção Artigos Lato Sensu