Educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nos cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFSP

  • Ligia Porto Alexandre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo verificar as menções relativas ao tema Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFSP, a partir da análise documental de ementas, objetivos, conteúdos programáticos e bibliografias. Buscou-se, a partir da lei nº 10.639/2003, de Silva (2007), Brito (2011), Costa (2014) e Candau (2011), discutir a importância da abordagem desse assunto na formação de professores do ensino superior e na formação do tecnólogo em Turismo pelas características peculiares da profissão. Conclui-se que novas pesquisas deverão ser realizadas, pois ainda há espaço para a tratativa nos currículos, assim como há necessidade de melhor delineamento das menções já existentes. Buscou-se ainda fornecer sugestões de conteúdos da temática relativo a jogos e brincadeiras afro-brasileiras e africanas para serem utilizados pela disciplina de Recreação dos cursos analisados.

Biografia do Autor

Ligia Porto Alexandre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Técnologa em Gestão de Turismo pelo IFSP. Especilista em Formação de Professores - Ênfase no Ensino Superior pelo IFSP. 

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Publicado
2019-10-02
Seção
Seção Artigos Lato Sensu