Educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nos cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFSP
Resumo
Este trabalho tem por objetivo verificar as menções relativas ao tema Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFSP, a partir da análise documental de ementas, objetivos, conteúdos programáticos e bibliografias. Buscou-se, a partir da lei nº 10.639/2003, de Silva (2007), Brito (2011), Costa (2014) e Candau (2011), discutir a importância da abordagem desse assunto na formação de professores do ensino superior e na formação do tecnólogo em Turismo pelas características peculiares da profissão. Conclui-se que novas pesquisas deverão ser realizadas, pois ainda há espaço para a tratativa nos currículos, assim como há necessidade de melhor delineamento das menções já existentes. Buscou-se ainda fornecer sugestões de conteúdos da temática relativo a jogos e brincadeiras afro-brasileiras e africanas para serem utilizados pela disciplina de Recreação dos cursos analisados.