UNIVERSIDADE, AUTONOMIA E INTELECTUALIDADE

NEXOS HISTÓRICOS ENTRE O SURGIMENTO DA INSTITUIÇÃO E SEU(S) PAPEL(IS) NA ATUALIDADE

  • TATYANA MURER CAVALCANTE IFSP-SPO

Resumo

Esta aula tem como objeto o impacto causado pelo curso O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil (UnB/2018) no debate sobre autonomia, considerando, do ponto de vista metodológico, contribuições históricas do nascimento desta instituição, a corporação de mestres, no Ocidente Medieval (século XIII). Ao nascer, a universidade era tensionada entre expectativas mundanas e eclesiásticas e, em seu seio, as quaestiones disputatae figuravam como ação política e elemento teórico metodológico essencial, seja na elaboração do conhecimento, seja no ensino (LE GOFF, 1989; 1992; VERGER, 2001). A estrutura da disputa obrigava os intelectuais (laicos e religiosos) a se posicionarem quanto aos temas em questão, justificando metodologicamente suas escolhas (CHENU apud KENNY; PINBORG, 1997; TORRELL, 1999; VERGER, 2001). A disputa extrapolava a produção intelectual, incidia também sobre a autonomia e se estendia pela ação, como as greves, comuns naquele tempo. Desse modo, os docentes universitários daquele século podem ser caracterizados como agentes debatedores de conhecimento e disputadores de significados sociais. Guardadas as (enormes) diferenças históricas entre o século XIII e o nosso tempo, nossa intelectualidade também carrega possibilidades de manutenção da autonomia, por meio de resistência e enfrentamento aos poderes instituídos.

Palavras-chave: golpe de 2016; resistência universitária; produção intelectual.

Publicado
2020-05-19