CRIANDO NUTRIENTES, RECICLANDO IDEIAS
CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS DA EJA DE SANTO ANDRÉ (SP)
Resumo
Uma forma de lidar com o aprendizado em Ciências, sua linguagem e conceitos é usar recursos didáticos diferenciados, promovendo o letramento científico. Com esse propósito, e considerando a vivência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos, buscou-se tais aspectos por meio do cultivo da horta ao eixo Educação Ambiental. Essa prática na educação básica deve ser um elemento presente e transformador, capaz de sensibilizar as pessoas e orientá-las para uma consciência ambiental global. Além disso, por tratar de diferentes processos de diversas áreas do conhecimento, pode ser entendido como um elemento aglutinador ou problematizador quando lidamos com os fenômenos naturais, sociais e inter-relacionais envolvidos. O estudo foi realizado em uma escola de Santo André, no período de março a junho de 2018, com alunos da EJA do Ensino Fundamental II, com idades entre 16 e 71 anos, na disciplina de Ciências. Foram dois momentos de coleta de dados por questionários: antes, com 39 participantes e, depois, com 32 participantes, como forma de mensurar os aprendizados referentes ao tema após implantação e condução da horta escolar. Com o desenvolvimento das atividades, percebemos uma movimentação em relação à percepção e apreensão dos conteúdos, assim como notamos a expressão de novos vocabulários.