Memória e identidade

fragmentos de relatos pessoais de pacientes com Alzheimer em meio a consultas clínicas

  • Simone Alencar Fronza Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O presente artigo analisa duas interações que acontecem em situação de consulta clínica na qual estão presentes um médico, um paciente diagnosticado com Alzheimer e um acompanhante do paciente. Como metodologia, partimos da técnica de vídeoanálise de situações de consulta clínica presentes em um corpus de interações variadas de sujeitos com Alzheimer, o Corpus Doença de Alzheimer, Linguagem e Interação (DALI) (CRUZ, 2008); selecionamos e transcrevemos com ajuda do software ELAN (WITTENBURG et al., 2006) uma consulta clínica livre e uma consulta com aplicação de teste de avaliação do estado neurocognitivo de um paciente com Alzheimer. Com a análise dos dados, procuramos investigar o papel do corpo a partir de uma perspectiva multimodal da interação social (MONDADA, 2016; CRUZ, 2018). Obtivemos como resultado de análise, a evidência de como relatos que a priori parecem confusos, fragmentados e/ou sem sentido são relatos que expressam uma atividade narrativa de engajamento dos sujeitos com Alzheimer na interação e que quando analisados considerando-se os aspectos corporificados constituem momentos de produção de elementos narrativos. Além disso, verificamos como aparecem as questões de memória compartilhada (BOSI, 1994) e “o querer ir para casa” (FERIANI, 2017) em cada uma das interações.

Publicado
2020-05-15
Seção
Especial IV EICPOG