"A queda da casa de Usher" no cinema
Intertextualidade e questões de adaptação na versão de Jess Franco
Resumo
Este trabalho pretende apresentar os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, atualmente em andamento, cujo objetivo consiste em analisar a adaptação fílmica do conto “A queda da casa de Usher” de Edgar Allan Poe na versão cinematográfica de Neurosis – The Fall of The House of Usher do diretor espanhol Jess Franco em relação à questão da espacialidade gótica. Busca-se compreender como o diretor transpõe para o cinema a ambientação e o espaço mal-assombrado a partir do conto de Poe. Como aporte teórico, temos os estudos de Robert Stam (2003), Robert Stam & Alessandra Raengo (2006), Ismail Xavier (1983, 2003, 2005), James Andrew (2002) e Anatol Rosenfeld (2013) em termos de teoria do cinema; Linda Hutcheon (2013) e Robert Stam (2006, 2009) em teoria da adaptação; Aparecido Donizete Rossi (2008), Fred Botting (2005) e David Punter (2012) quanto ao gótico; Gérard Genette (1982) e Julia Kristeva (2005 [1966]) em relação à intertextualidade, bem como a fortuna crítica da obra de Poe, do conto em questão e do filme aqui contemplado. Neste artigo, almejamos mostrar como Franco configura a casa mal-assombrada, dentro do escopo da espacialidade gótica, em algumas cenas do filme, com base no conceito da intertextualidade, segundo Kristeva.
Palavras-chave: Usher; Edgar Allan Poe; Jess Franco; adaptação fílmica; intertextualidade.