REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NENHUM A MENOS: O SACRIFÍCIO DE WEI MINZHI

Palavras-chave: educação, arte, cinema, semiótica

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a representação do professor no cinema. Para isso, realiza-se a análise semiótica do filme chinês Nenhum a menos, tendo como foco a caracterização da personagem principal, a professora Wei Minzhi. Os dados da análise indicam que a construção da personagem reforça suas qualidades pessoais, e minimiza sua competência docente. Com isso, valoriza-se seu sacrifício pessoal como exemplar. Esse tipo de valorização tem caráter ideológico e desprofissionalizante, contribuindo para responsabilizar o professor por problemas que não estão ao alcance de sua atuação.  Dessa forma, a imagem de professor retratada pelo filme levaria ao espectador o ideário do possível: suas ações heroicas e de autossacrifício trazem bons resultados, quando, na verdade, a ação isolada, apesar de benéfica a um pequeno grupo, oculta a responsabilidade de outros setores sociais sobre a problemática da educação.

Biografia do Autor

Carlos Vinicius Veneziani dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Departamento de Humanidades

Subárea de Códigos e Linguagens.

Fhabiane de Souza Marques, IFSP

Pós-graduanda em Formação de Professores com Ênfase em Educação Superior/IFSP – Campus São Paulo

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Publicado
2017-05-16
Seção
Especial Formação de Professores