GEORGE POLYA E ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Joceleia Aparecida Disperati Correia Ravagnani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, DCN, George Polya

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de licenciatura em matemática indicam que os egressos devem ser capazes de conduzir um processo educativo que propicie o raciocínio e a abstração de conceitos em detrimento da prática mecanicista e não-significativa. Nesta pesquisa, partiu-se da hipótese de que a utilização de problemas matemáticos pode contribuir para a mudança educativa e, em particular, os trabalhos heurísticos de George Polya podem fornecer uma orientação nesse sentido. Como questão de pesquisa, perguntou-se: “As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de licenciatura em Matemática propõem a prática de resolução de problemas nos cursos de licenciatura em matemática?” Nesse sentido, o artigo tem por objetivos analisar o papel da resolução de problemas no ensino de matemática e sua inserção nas DCN, investigando em que medida a legislação propõe um ensino baseado em resolução de problemas como práxis educativa. Como procedimentos metodológicos, realizou-se pesquisa documental e bibliográfica. Conclui-se que a importância da abordagem de resolução de problemas, bem como a adequada formação inicial para que o professor esteja apto a trabalhar com tal abordagem, não são dissociadas da realidade educacional: pelo contrário, buscam mudar o quadro atualmente enfrentado pela educação matemática brasileira, estando tais recomendações presentes em nossa legislação educacional.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRANDÃO, Z. Pesquisa em educação: conversas com pós-graduados. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

BRASIL. MEC/SEB. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em 12/02/2012.

BRASIL. MEC/ CNE. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: MEC/CNE, 2001.

BRASIL. MEC/ CNE. Resolução CNE/CES 3, de 18 de fevereiro de 2003. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Brasília: MEC/CNE, 2003.

BOYER C. História da Matemática. Tradução: Elza Gomide. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher,1996.

CANAVARRO, A. P, ABRANTES, P. Desenvolvimento profissional de professores de matemática: uma experiência num contexto de formação. In: MOURÃO, A. P. et al. V Seminário de Investigação em Educação Matemática – Actas. Lisboa. Associação de professores de Matemática, 1994.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de problemas. 3. ed. São Paulo: Ática, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

KELLER, V; BASTOS, C. L. Aprendendo lógica. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

MORTARI, C. A. Introdução à lógica. 1. ed. São Paulo, SP: UNESP, 2001.

OLIVEIRA, P. A. de. Raciocíno lógico, conceito e estabelecimento de parâmetros para a aprendizagem matemática. Taguatinga: FACITEC, 2010.

PISA. Conceitos fundamentais em jogo na avaliação de Literacia Matemática. 2003. Lisboa. Ministério da Educação, Gabinete de Avaliação Institucional. Disponível em http://biblioteca.esec.pt/cdi/ebooks/docs/Literacia_matematica_pisa2003.pdf. Acesso em 23/04/2017.

POLYA, G. How to solve it. Princeton: Princeton University Press, 1945.

POZO, J.I.; ECHEVERRÍA, M.D. P. P. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

PUCHKIN, V. N.. Heurística: A Ciência do Pensamento Criador. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969. 181 p.

RAUBER, J; ROSSETO, M; FÁVERO, A M; FÁVERO, A A; TONIETO, C. Que tal um pouco de lógica?! Passo Fundo: Ed. Clio Livros, 2003.

SCOLARI, A. T.; BERNARDI, G.; CORDENONSI, A. Z. O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico através de Objetos de Aprendizagem. UNIFRA, 2007. UFSM. Disponível em: http://www-usr.inf.ufsm.br/~andrezc/publicacoes/renote_v5_n1_2007.02.pdf. Acesso em 23/04/2017.

SOARES, M. T. C.; Nunes, B. P. Metodologia da resolução de problemas. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_24/metodologia.pdf. Acesso em 29/08/2015.

SOUZA, A.C.P.; NUNES, C.B. A resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática em sala de aula. In: IX ENEM, Belo Horizonte, 18 a 21 de jul/2007. Anais do evento. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Minicurso/Trabalhos/MC65873300534T.doc. Acesso em 23/04/2017.

STANIC, G; KILPATRIC, J. Historical perspectives on problem solving in the mathematics curriculum. In: CHARLES, R. I.; SILVER, E. A. (Eds). The Teaching and Assessing of Mathematical Problem Solving (1-22). USA: National Council of Teachers of Mathematics, 1989.

UNESCO. TIC na educação do Brasil. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/. Acesso em 28/09/2014.

Publicado
2017-05-16
Seção
Especial Formação de Professores