EDUCAÇÃO TRADICIONAL VERSUS QUILOMBOLA: O APAGAMENTO E ESQUECIMENTO DAS SUAS RAÍZES E TRADIÇÃO CULTURAL

  • Lilian Soares da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: Educação, Comunidade Remanescente de Quilombo, Legislação, Cultura afro-brasileira

Resumo

A educação tradicional é o método aplicado nas escolas do país e a principal formadora de crianças, jovens e adolescentes brasileiros. Já, a educação quilombola é a prática de transmissão oral e da escrita vivenciada por comunidades remanescentes de quilombos (CRQs) espalhadas por todo o território nacional, haja vista que existem 2.849 CRQs certificadas e outras em processo de titulação, aguardando visita técnica ou a certificação. Esse processo é o reconhecimento ou desconhecimento, a valorização ou desprezo da cultura afro-brasileira e africana inserida dentro de uma sociedade preconceituosa e racista, que desconhece e não participa dessa forma de expressão cultural, material e imaterial brasileira. O referencial teórico é composto de fontes primarias e secundárias, abordando-se a metodologia de análise de dados, bibliografias educacionais, legislação nacional e entre outras documentações.

Biografia do Autor

Lilian Soares da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Pós-Graduanda em Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Grande ABC (UNIABC). Formação de Turismóloga em Gestão de Turismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Guia de Turismo pela Faculdade Anhanguera. Professora efetiva da Secretária Municipal de Educação da cidade de São Paulo.

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Publicado
2017-07-03
Seção
Seção Artigos Lato Sensu