O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO CAMPO DE INTERSETORIALIDADE:

O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO

  • Edson Manoel dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Valéria Trigueiro Santos Adinolfi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O Programa Saúde na Escola é uma política pública intersetorial entre os serviços de educação e saúde e está presente em mais de 95% dos municípios brasileiros. As atividades propostas pelo programa estabelecem relações diretas com o conteúdo curricular da disciplina de ciências naturais. O presente estudo buscou identificar relações entre as 12 ações desenvolvidas no âmbito do Programa Saúde na Escola com as competências e habilidades do componente curricular de Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular e com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na disciplina de Ciências Naturais no Currículo da Cidade de São Paulo. A análise do PSE com a BNCC resultou em uma competência geral da educação básica, uma competência específica no ensino fundamental e 15 habilidades no ensino fundamental e médio. No Currículo da Cidade de São Paulo, foram identificadas relações do PSE com 20 objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A interdisciplinaridade proposta pelo PSE se faz presente nesta comparação e reforça a necessidade de planejamento conjunto entre profissionais de educação e saúde para o pleno desenvolvimento das ações do programa que resultem em cuidado à saúde e promoção da formação integral dos estudantes.

Biografia do Autor

Valéria Trigueiro Santos Adinolfi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Publicado
2021-09-06
Seção
Especial V EICPOG