A GAMIFICAÇÃO NA MATEMÁTICA

ANÁLISE QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA DE VÍDEOS DO YOUTUBE

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM O INTUITO DE PESQUISAR COMO ESTÁ SENDO DISCUTIDA A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, COMPREENDENDO QUAIS ATIVIDADES E RECURSOS ESTÃO SENDO UTILIZADOS NAS ATIVIDADES GAMIFICADAS EM SALA DE AULA. NESSA PESQUISA, EXPLICAMOS O SURGIMENTO DA GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL E, DE MODO QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO, SELECIONAMOS E ANALISAMOS VÍDEOS DISPONÍVEIS NO YOUTUBE QUE APRESENTAM O USO DESSA METODOLOGIA ATIVA. CONCLUÍMOS QUE EXISTEM POUCAS ABORDAGENS DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA QUANDO COMPARADAS COM A EDUCAÇÃO E/OU O ENSINO, E DELINEAMOS OS RECURSOS MAIS UTILIZADOS.

Biografia do Autor

Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutora em Educação; Área de Concentração Formação de Professores

Professora EBTT junto ao Departamento de Ciências e Matemática, Subárea da Física

Publicado
2021-09-06
Seção
Especial V EICPOG