CONCEPÇÕES E REFLEXOES SOBRE O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS VÍSUAIS BILINGUES PARA ESTUDANTES SURDOS

  • Marcos Antônio Galhardo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Emerson Ferreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O estudo propõe algumas reflexões acerca do uso de recursos didáticos visuais bilíngues para surdos disponibilizados nas mídias digitais em um contexto educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental e que, por meio da apresentação e discussão de uma imagem selecionada na internet, pretende-se abordar questões linguísticas baseadas nos fundamentos culturais da autora Karen Strobel (2008), Quadros (2003 e 2004) e Campello (2008) para compreender suas especificidades da língua no processo de ensino e aprendizagem. O resultado da referida pesquisa evidencia que muitos recursos visuais bilíngues para surdos ignoram o uso da Língua Brasileira de Sinais como instrumento fundamental em sua elaboração. Neste sentido, percebemos que a Língua Portuguesa ainda prevalece no processo de aprendizagem do estudante surdo.

Publicado
2021-09-06
Seção
Especial V EICPOG