REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EGRESSOS/AS DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO IFSP/SPO SOBRE POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

  • Monique Albuquerque Ferreira IFSP/SPO
  • Pedro Miranda Junior

Resumo

A presente investigação refere-se à seguinte problemática de pesquisa: Como são as representações sociais de egressos/as das licenciaturas em áreas das ciências naturais e matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO) sobre as políticas de ações afirmativas para ingresso no ensino superior? Como base teórica, nos apoiamos nas contribuições de intelectuais como Munanga (2009) e Artes (2009). Os dados foram coletados, em uma visão qualitativa, por meio de questionários, os quais foram analisados de acordo com a Teoria das Representações Sociais (TRS). Foram analisadas as respostas de uma questão aberta apresentada a egressos/as dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP/SPO). Como principais resultados, evidenciamos a construção de três representações principais na perspectiva desses/as estudantes, dois grupos com tendências favoráveis às políticas de ações afirmativas, e um com tendências contrárias. Destacamos a importância de abordar o tema das relações raciais e do racismo na luta por uma educação verdadeiramente inclusiva.

Publicado
2021-09-06
Seção
Especial V EICPOG