ANÁLISE DE VIDEOAULAS DE ASTROBIOLOGIA PARA CRIANÇAS PROPOSTAS POR UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Resumo
Buscamos nos valer de audiovisuais produzidos por um espaço de educação não formal sobre Astrobiologia com cunho didático para analisar como podem contribuir com a curiosidade e levar à alfabetização científica. Assim, selecionamos videoaulas disponíveis no “Sabina em casa” voltadas para alunos do Fundamental I e analisamos alguns dos seus aspectos: linguagem; uso de imagens e animações; e a abordagem. Para isso, consideramos o conteúdo, os aspectos técnico-estéticos, a proposta pedagógica e o público a que se destina. As videoaulas apresentam dinamismo, envolvem o espectador na narrativa, têm imagens reais, desenhos ou animações, tratam adequadamente dos conceitos científicos; porém, necessitam complemento de um mediador/professor, além de requererem conhecimentos prévios, sinalizando a importância da mediação na sua discussão e aprofundamento para a compreensão e apreensão por parte do estudante.