ANÁLISE DE VIDEOAULAS DE ASTROBIOLOGIA PARA CRIANÇAS PROPOSTAS POR UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

  • Denilson Rodrigues Batista IFSP
  • André Perticarrari

Resumo

Buscamos nos valer de audiovisuais produzidos por um espaço de educação não formal sobre Astrobiologia com cunho didático para analisar como podem contribuir com a curiosidade e levar à alfabetização científica. Assim, selecionamos videoaulas disponíveis no “Sabina em casa” voltadas para alunos do Fundamental I e analisamos alguns dos seus aspectos: linguagem; uso de imagens e animações; e a abordagem. Para isso, consideramos o conteúdo, os aspectos técnico-estéticos, a proposta pedagógica e o público a que se destina. As videoaulas apresentam dinamismo, envolvem o espectador na narrativa, têm imagens reais, desenhos ou animações, tratam adequadamente dos conceitos científicos; porém, necessitam complemento de um mediador/professor, além de requererem conhecimentos prévios, sinalizando a importância da mediação na sua discussão e aprofundamento para a compreensão e apreensão por parte do estudante.

Publicado
2021-09-06
Seção
Especial V EICPOG