CADERNOS DE APOIO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Resumo
O presente artigo é uma análise dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem – CAA, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Natureza e Sociedade, enfatizando a maneira como esse material didático se apresenta para as crianças, nas escolas de Ensino Fundamental da Cidade de São Paulo. A metodologia estudada foi à bibliográfica e documental, e para a organização dos dados, utilizei a análise de conteúdo. O objetivo principal foi analisar como a temática da Diversidade Cultural aparece nos CAA. Para essa análise foi aprofundado o estudo das definições de identidade, cultura, diversidade, diferença, para posteriormente, verificar como os CAA dialogavam com esses conceitos, através das atividades, textos e figuras. Concluo o estudo demonstrando que os CAA, se apresentam com boas e efetivas atividades sobre a diversidade, porém se observado por outros aspectos, o material estudado mereça ser aperfeiçoado.
Referências
REFERÊNCIAS
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Trad. Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis, RJ, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio a Gestão Educacional. Pacto Nacional na idade certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética: anos 1/unidade3, Brasília: MEC, SEB, 2012.
________. Decreto 7.084 de 27 de janeiro de 2010. Brasília, 2010.
________. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 05 jan. 1988.
________. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o programa nacional do livro didático - PNLD 2010. Brasília. 2008.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- 9394/96. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 20 dez. 1996.
_______. Lei 10.639. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 jan. 2003.
_______. Lei 11.645. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 mar. 2008.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais, Secretaria de Educação Fundamental, MEC, Brasília, 2001. Vol. 08 e Vol.10.
BURBULES, Nicholas. C. Uma gramática da diferença: algumas formas de repensar a diferença e a diversidade como tópicos educacionais. In. GARCIA, R.L; MOREIRA, A.F.B. Currículo na contemporaneidade incertezas e desafios. São Paulo. Cortez. Ed. pp. 175-206, 2012.
CANDAU, Vera. M. Direitos humanos, educação interculturalidade: tensões entre igualdade e diferença. In: Revista Brasileira de Educação. Vol. 13, nº37, jan. /abr-2008.
_________. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A.F.B; CANDAU, V. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, R.J. Ed. Vozes. 13-37.2013.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo. Cortez Ed.2013.
COSTA, Marisa.V. Pesquisa- ação, pesquisa participativa e política cultural da identidade. In: COSTA, M.V(Org.). Caminhos Investigativos II. Rio de Janeiro, Ed. Lamparina, 2007.
CUNHA, Marco.V. História da Educação e retórica: ethos e pathos como meios de prova. In: VERA, M.da S; VALDEMARIN, T (Org.). Pesquisa em Educação: métodos e modos de fazer. São Paulo, Ed. Unesp, 2010.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra, 1986.
__________. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, Ed. UNESP. 2000.
GADOTTI, Moacir. Diversidade Cultural e Educação para Todos. Rio de Janeiro, Ed. Graal 1992.
GIL, Antônio.C. Como classificar as pesquisas? Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Ed. Atlas, 2002.
GOMES, Nilma. L. Desigualdades e diversidade na educação. In: Revista Educação & Sociedade. [Online]. vol.33, n.120, pp. 687-693.2012.
__________. Diversidade e Currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio e ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Brasília, 2008.
GUSMÃO, Neusa.M.M. Realidade e Utopia: diversidade, diferença e educação. In: GOBBI, M.A; NASCIMENTO, M.L.B.P. Educação e diversidade cultural: desafios para os estudos da infância e da formação docente. Araraquara, São Paulo. Ed. Junqueira & Marin. p.90-111. 2012.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez,1997.
___________. A identidade cultural na pós- modernidade. Rio de janeiro: Ed. Lamparina, 2014.
MEC- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Guia de Livros Didáticos: PNLD 2011. Brasília, 2010.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
_________. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MOREIRA, Antônio.F; CANDAU, Vera.M. Educação Escolar e cultura (s): construindo caminhos. In: Revista Brasileira de Educação, nº 23, mai. /jun./jul./ago., p.156-168, 2003.
__________. Currículo, conhecimento e cultura. In: MOREIRA, Antônio Flávio e ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Brasília, 2008.
MOREIRA, Antônio.F.B. Currículo, diferença cultural e diálogo. In. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, pp. 15-38, ago. /2002.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro. Ed. Bertrand Brasil. 2002.
NOSELLA, Maria.de L.C.D. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didáticos. São Paulo, Ed. Moraes, 1978.
PENIN, Sonia. Cotidiano e Escola: a obra em construção. São Paulo. Cortez Ed. 1995.
PIERUCCI, Antônio F. Ciladas da Diferença. São Paulo. Ed. 34. 2013.
SAINT- GEORGES. Pierre de. Pesquisa e crítica das fontes de documentação, nos domínios económico, social e político. In: ALBARELLO, L.; DIGNEFFE,F; HIERNAUX, J.P; MAROY, C; RUQUOY,D; GEORGES-SAINT, P.( Org.). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa, Ed. Gravida, 1995.
SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de Apoio e Aprendizagem: Língua Portuguesa/ Programas: Ler e Escrever e Orientações Curriculares. São Paulo. Fundação Padre Anchieta. 2010. 2º, 3º, 4º e 5º.
____________. Cadernos de Apoio e Aprendizagem: Natureza e Sociedade/ Programas: Ler e Escrever e Orientações Curriculares. São Paulo. Fundação Padre Anchieta. 2012. 2º, 3º, 4º e 5º.
____________. Orientações Curriculares proposições expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo I. SME/DOT. São Paulo, 2007.
___________. Portaria 5.403 de 16 de novembro de 2007, reorganiza o Programa Ler e Escrever. São Paulo, 2007.
__________. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SKLIAR, C. e DUSCHATZKY, S. O nome dos outros, narrando à alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, J. e SKLIAR, C. (Orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
TRINDADE, Azoilda. L. Ensino Fundamental: Um novo olhar sobre o pluralismo cultural. In: SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagem para a educação Étnico- Racial na educação infantil, ensino fundamental e médio. SME/DOT. São Paulo, 2008.
VIGOTSKI, Lev.S. A formação social da mente. São Paulo. Ed. Martins Fontes.1996