CADERNOS DE APOIO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO

  • Maria Angélica Chagas Ferreira Instituto Federal de São Paulo- SPO
  • Alda Roberta Torres IFSP
Palavras-chave: Diversidade Cultural. Cultura. Identidade. Diferença.

Resumo

O presente artigo é uma análise dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem – CAA, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Natureza e Sociedade, enfatizando a maneira como esse material didático se apresenta para as crianças, nas escolas de Ensino Fundamental da Cidade de São Paulo. A metodologia estudada foi à bibliográfica e documental, e para a organização dos dados, utilizei a análise de conteúdo.  O objetivo principal foi analisar como a temática da Diversidade Cultural aparece nos CAA. Para essa análise foi aprofundado o estudo das definições de identidade, cultura, diversidade, diferença, para posteriormente, verificar como os CAA dialogavam com esses conceitos, através das atividades, textos e figuras. Concluo o estudo demonstrando que os CAA, se apresentam com boas e efetivas atividades sobre a diversidade, porém se observado por outros aspectos, o material estudado mereça ser aperfeiçoado.

Biografia do Autor

Maria Angélica Chagas Ferreira, Instituto Federal de São Paulo- SPO
Pós Graduada em Formação de Professores com ênfase em Educação Básica, pelo IFSP, Pós Graduada em Gestão Escolar, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Unesp de Araraquara. Licenciada em Pedagogia. Diretora de Escola na SME- SP.
Alda Roberta Torres, IFSP

Doutora em Educação/USP

Docente IFSP/Campus São Paulo

Referências

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Publicado
2017-03-15
Seção
Seção Artigos Lato Sensu