Uma discussão sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) a partir da utilização da metodologia Estado da arte

  • Francisco Guilherme Leon de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

O objeto de pesquisa deste trabalho toma o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) a partir das produções acadêmicas, marcos teóricos e legais entre os anos de 2015 e 2016, na perspectiva de compreendê-lo criticamente no escopo da educação superior pública brasileira, assim como a produção de conhecimento sobre este programa.Utilizou-se uma metodologia de pesquisa conhecida como “estado da arte”, que, nas palavras de Slongo (2004), articula abordagens quantitativas e qualitativas, e que autores como Romanowski e Ens (2006), Ferreira (2002) e Ovigli (2013) utilizaram em diversas pesquisas. A partir do levantamento dos resumos das produções acadêmicas sobre o FIES entre 2015 e 2016, constantes no Banco de Dados de Teses e Dissertações da CAPES, procurou-se verificar quais conceitos e tendências mais se fizeram presente nas discussões acadêmicas.Para fundamentar os processos de formação dos conceitos a partir dos resultados demonstrados, utilizamos as ideias de Bazarian (1980), especialmente aquelas que dizem respeito aos processos de formação do conhecimento. E, a partir desses processos, extraímos três conceitos, FIES, Ensino Superior e Políticas Públicas. Para o entendimento das pesquisas acadêmicas sobre o FIES entre 2015-2016, procurou-se-relacionar, de maneira crítica analítica esses três conceitos levantados.

Publicado
2019-10-02
Seção
Seção Artigos Lato Sensu