ENSINO E APRENDIZAGEM PROBLEMATIZADOS NO ENSINO SUPERIOR – POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS EM ARQUITETURA E URBANISMO

  • VINÍCIUS LUZ DE LIMA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Resumo

O presente artigo visa apresentar os resultados da pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem problematizados em cursos de ensino superior de Arquitetura e Urbanismo. Adota-se a metodologia composta de estudos bibliográficos de referenciais teóricos sobre o ensino problematizado e sua utilização no ensino superior associados à análise de estudos de caso resultantes de relatos de professores de Arquitetura e Urbanismo em que se identificam as abordagens problematizadoras. Os objetivos são compreender os conceitos que envolvem a problematização no ensino superior e os ganhos qualitativos na formação profissional dos estudantes quando utilizadas abordagens problematizadoras em contextos pedagógicos fora da sala de aula. A partir das experiências analisadas, conclui-se que a adoção das abordagens problematizadoras no ensino de Arquitetura e Urbanismo possibilitam ampliar o olhar crítico do estudante, promovendo ganhos qualitativos no processo de ensino e aprendizagem e consequentemente na sua formação profissional.

Biografia do Autor

VINÍCIUS LUZ DE LIMA, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Arquiteto e Urbanista (2005) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Saúde Ambiental (2008) - Faculdade de Saúde Pública da USP, Especialista em Docência no Nível Superior (2017) - Instituto Fedral de São Paulo - Campus São Paulo e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2011) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Professor de Arquitetura e Urbanismo - Departamento de Exatas II da Universidade Nove de Julho - UNINOVE e Arquiteto e Urbanista da Coordenadoria de Legislação de Uso e Ocupação do Solo - DEUSO da Prefeitura Municipal de São Paulo - PMSP

Publicado
2018-12-21
Seção
Seção Artigos Lato Sensu