ENSINO E APRENDIZAGEM PROBLEMATIZADOS NO ENSINO SUPERIOR – POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS EM ARQUITETURA E URBANISMO
Resumo
O presente artigo visa apresentar os resultados da pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem problematizados em cursos de ensino superior de Arquitetura e Urbanismo. Adota-se a metodologia composta de estudos bibliográficos de referenciais teóricos sobre o ensino problematizado e sua utilização no ensino superior associados à análise de estudos de caso resultantes de relatos de professores de Arquitetura e Urbanismo em que se identificam as abordagens problematizadoras. Os objetivos são compreender os conceitos que envolvem a problematização no ensino superior e os ganhos qualitativos na formação profissional dos estudantes quando utilizadas abordagens problematizadoras em contextos pedagógicos fora da sala de aula. A partir das experiências analisadas, conclui-se que a adoção das abordagens problematizadoras no ensino de Arquitetura e Urbanismo possibilitam ampliar o olhar crítico do estudante, promovendo ganhos qualitativos no processo de ensino e aprendizagem e consequentemente na sua formação profissional.