AVALIAÇÃO FORMATIVA, MEDIADORA E OPERACIONAL: ALTERNATIVAS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Resumo
O objetivo desse artigo é socializar a monografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. O artigo descreve três concepções de avaliação com propostas diferentes dos métodos tradicionais, traçando um paralelo entre elas, de modo a destacar suas características com o olhar voltado para a abordagem didática e pedagógica desses modelos de avaliação. Com a avaliação da aprendizagem devidamente situada em seu contexto conceitual, as concepções de avaliação formativa, mediadora e operacional são apresentadas.
Referências
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 1989.
CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, Associação Brasileira de Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008.
COSTA, Maria Raimunda Santos. A trajetória histórica da avaliação: do dia-a-dia à sistematização educacional. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2004. Disponível em <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/event
os/evento2004/GT15/GT3.PDF>. Acesso em agosto de 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. 25ª Edição, São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. 33ª Edição, Porto Alegre: Editora Mediação, 2014.
_______. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 44ª Edição, Porto Alegre: Editora Mediação, 2014.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª Edição, São Paulo: Editora Atlas, 2003.
LANNES, Denise; VELLOSO, Andréa. Avaliação Formativa: revendo decisões e ações educativas. Fundação CECIERJ, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/ed_ciencias/avali
acao/scripts/avaliacao_formativa.pdf>. Acesso em julho de 2015.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e preposições. 8ª Edição, São Paulo: Editora Cortez, 1998.
_______. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1ª Edição, São Paulo: Editora Cortez, 2011.
MENDES, Olenir Maria. Formação de professores e avaliação educacional: o que aprendem os estudantes das licenciaturas durante sua formação. 2006, 214f. Tese (doutorado em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares) Universidade de São Paulo, São Paulo.
MIRANDA, Maria José. A docimologia em perspectiva. Revista da Faculdade de Educação de São Paulo. São Paulo, 1982.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: Da excelência a regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. 2ª Edição, Porto Alegre: Editora Artmed, 1999.