AVALIAÇÃO FORMATIVA, MEDIADORA E OPERACIONAL: ALTERNATIVAS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Marli Amélia Lucas de Oliveira Instituto federal de São Paulo
  • Julio Wink Filho IFSP
Palavras-chave: Avaliação, métodos tradicionais, avaliação mediadora, avaliação operacional

Resumo

O objetivo desse artigo é socializar a monografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. O artigo descreve três concepções de avaliação com propostas diferentes dos métodos tradicionais, traçando um paralelo entre elas, de modo a destacar suas características com o olhar voltado para a abordagem didática e pedagógica desses modelos de avaliação. Com a avaliação da aprendizagem devidamente situada em seu contexto conceitual, as concepções de avaliação formativa, mediadora e operacional são apresentadas.

Biografia do Autor

Julio Wink Filho, IFSP
Monografia apresentada por Julio Wink Filho, graduado na área de Tecnologia da Informação, pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Educacional, professor do Ensino Médio e Técnico no Centro Paula Souza desde 2009, para obtenção da titulação de especialista no IFSP-SP, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores com Ênfase na Educação Superior, sob orientação da Profª Drª Marli Amélia Lucas de Oliveira

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Publicado
2017-05-16
Seção
Especial Formação de Professores