A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO BRASIL ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E A PRÁTICA EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO UTILIZANDO COMO EXEMPLO A MATEMÁTICA
Resumo
A avaliação é um dos temas que mais tem levantado polêmicas no processo de ensino-aprendizagem. Há instruções em documentos oficiais e diferentes estudos que podem guiar os professores em sua prática de sala de aula. Apesar disso, poucos são os trabalhos que relacionam os documentos oficiais, as fases de avaliação e a prática em sala de aula no que se refere ao processo avaliativo dos alunos, especialmente nas aulas de matemática. O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre os documentos oficiais brasileiros, as fases de avaliação e as pesquisas que se relacionam com o tema de avaliação. Apresenta-se um pouco da história da avaliação no Brasil, os documentos oficiais relacionados à avaliação, as principais ideias de alguns autores da área e pesquisas relacionadas as práticas avaliativas que são utilizadas em aulas de matemática. Conclui-se que o número de trabalhos relativos a utilização dos documentos oficiais como objetos norteadores do processo de avaliação é escassa, e tanto os documentos oficiais atualmente em vigor, quanto autores de trabalhos recentes na literatura dão ênfase à avaliação como um processo contínuo.
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