O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: OS PROFESSORES DAS ESCOLAS BÁSICAS SÃO CONSIDERADOS ELEMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO FORMATIVO?

  • Caroline Arantes Magalhães Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Palavras-chave: Estágio, Docência, Biologia, Escola

Resumo

Este artigo configura-se como uma tentativa de contextualizar a discussão sobre os estágios de ensino na formação inicial docente, especialmente de professores de biologia, a partir de mudanças educacionais ocorridas no Brasil focalizando as duas últimas décadas do século XX. Neste sentido, é iniciada uma reflexão acerca dos estágios como etapa importante na formação inicial, mas, mais que isso, intenciona-se, a partir de então, dar a devida relevância a um elemento constitutivo deste momento formativo: o professor da escola básica que, em exercício, se ocupa em ensinar a docência dentro do ambiente escolar. Para tal foram analisadas as produções da área, mostrando que a literatura de pesquisa tem poucos trabalhos que efetivamente se ocupam em pesquisar tanto os professores regentes das escolas de educação básica, quanto em pesquisar a compreensão que as escolas têm do seu papel na formação inicial de outros professores, o que se agrava quando pensa-se em particular na formação de professores de biologia.  

Biografia do Autor

Caroline Arantes Magalhães, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Doutoranda em Educação: História Política e Sociedade (EHPS/ PUC-SP); Mestre em Microbiologia pelo ICB-USP, graduada em Ciencias Biologicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Publicado
2017-05-16
Seção
Especial Formação de Professores